quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Volta ao Mundo em Menos de Nada II - Portugal

Portugal, rectângulo à beira mar plantado, fundado em 1143, com um história dominada por Reis, pelos Descobrimentos (Mitificados por António Ferro, mas enfim) e com um clima de fazer inveja a qualquer um.

Lisboa - Capital do Império (que nunca existiu?), fundada por Fenícios em 1200 anos A. C., com o nome - dizem - de Al-Ubbo, era à época da Roma uma povoação pequena, de nome Olissipo, que ficava no extremo do Império Romano, que nunca foi conhecido pelas suas aptidões de navegação. Com a queda do império a cidade mudou de mão diversas vezes até à invasão árabe tomando o nome de Al-Ushbuna. Passou a integrar Portugal após a conquista por D. Afonso Henriques em 1147 e torna-se capital no Reino de Afonso III em 1292.

Almada - A outra banda. Cidade construída no "deserto", e com vestígios de ocupação desde os Fenícios. Foi conquistada pelo Afonso antes de Lisboa em 1147. Nos anos 60, com a construção da Ponte 25 de Abril conhece um crescimento desordenado que nunca mais terminou.

Aveiro - Para alguns a capital tecnológica, para outros uma terra de bons restaurantes. Inicialmente mencionada como propriedade de Mumadona Dias e deixada em em testamento à Igreja. PAssa a vila no Século XIII.

Coimbra - A cidade da primeira Universidade (que na realidade foi fundada em Lisboa onde permaneceu 18 anos) do fado e da saudade. Corresponde à cidade romana de Aeminium. Palco das revoltas estudantis em finais dos anos sessenta, levadas a cabo pela geração que governou o país no pós 25 de Abril.

Queluz - A cidade do Palácio Nacional, e mais um exemplo do crescimento desordenado e caótico à volta de Lisboa.

Gondomar - A cidade do Major Valentão. Fundada em 1197. O seu nome, dizem, terá origem em Gundemar, rei Visigodo que por aqui passou em 610.

Portimão - Cidade Turística algarvia, recebeu foral em 1453. Sustenta hoje (2004) 2 milhões de dormidas dos quais, vá lá, 24% são portugueses.

Rio Maior - Cidade do distrito de Santarém, mencionada desde 1177 e mais conhecida,
infelizmente, pelas suas mocas. A presença humana data do Neolítico (mas isso é comum) e foi, posteriormente, habitada por romanos e árabes e disputada por ordens religiosas durante o período da fundação do país.